aqui cozinha-se
terça-feira, 24 de junho de 2008
ainda de Madrid
o comentário que faltou lá em baixo acerca de Madrid foi que, tendo conseguido visitar a exposição permanente no Rainha Sofia e apesar da imponência do Guernica, o que eu gostei mesmo e onde voltei segunda vez foi este:



está no andar de baixo, numa segunda sala, atrás de uma parede.

apesar de já ter visto uns quantos posters com a imagem e ter gostado, ver o quadro é uma experiência completamente diferente e não tem comparação possível.

Se forem ao Rainha Sofia vão, de certeza, tropeçar no Guernica. Nem que não queiram. Mas este, aconselho que procurem porque não se vão arrepender.

Etiquetas: , , , , ,

posted by rph @ 13:53  
4 Comments:
  • At 9:25 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    Realmente não dei por este... Mas olha q o Guernica até vale a pena! principalmente depois de ter visto uma exposição com os diversos esboços e tentativas que deram resultado à obra final!

     
  • At 6:47 da tarde, Blogger rph said…

    ah, sim, o guernica vale a pena. Aliás toda a ala dedicada a ele vale a pena. É uma boa ajuda para perceber que aquilo do cubismo não é (só) porque os pintores vêem mal e que de facto existe um grande trabalho de (des)construção dos vários planos da realidade num mesmo plano de uma tela. O que não é fácil. Ainda assim, do alto dos meus conhecimentos de pintor (de trincha & rolo, e ainda assim poucos), acho que o que aconteceu é que houve qualquer coisa que fritou na cabeça do homem. Tenho ideia que já aquilo das fases das cores era um sinal perfeitamente evidente. Quando visitei o museu Picasso em Barcelona até me espantei porque de facto gostei dos primeiros trabalhos e até acho as ilustrações dele (cartoons do mais ordinário possível) brilhantes... mas ao percorrer o museu - e cronologicamente a obra - a sensação com que fiquei era de que o homem tinha fritado. O que me parece que falta é mesmo... harmonia. Também não há muita coisa que possa ser percebida de um quadro do Miró. Tipicamente tem uma cor de fundo e uns quantos pontos espalhados. Mas (para mim) tem harmonia.

    Eu nunca disse que não era um gajo estranho. :)

     
  • At 6:54 da tarde, Blogger rph said…

    quanto a este: acho que tem uma luminosidade, uma leveza, uma sensação de descontracção, uma serenidade fabulosas.

    Para mim o quadro é um fim de tarde feliz.
    E eu gosto de fins de tarde felizes. :)

     
  • At 12:06 da manhã, Anonymous Anónimo said…

    Yello...
    estive a olhar com atençao para o quadro e realmente a sensação ke trespassa é a de descontracção, serenidade...
    Espero que em Agosto, kd for ao museu, ter essa bela sensação de tarde feliz ao olhar para esta bela tela!!
    Tardes harmoniosas e felizes é o ke se deseja!!

    Kisses da Leoita ;)******

     
Enviar um comentário
<< Home
 
 
Outros tascos
Only For People
dispensa
Não Fumando
Previous Posts
Archives
my flickr.com
my del.icio.us tags
Powered by

Isnaini Dot Com
BLOGGER
IBSN