Apesar de ter deixado de fumar no inicio deste ano, acho esta fantochada toda que se tem feito em torno da lei anti-tabágica uma vergonha.
A ultima enormidade tem a ver com o dinheiro que o estado poupava se as pessoas deixassem de fumar (porque estas deixariam instantaneamente de estar doentes e, assim, deixariam de ir para o hospital). Parece que se deixavam de gastar 430 Milhões de €uros.
O que ninguém disse é quanto é que o tabaco dá ao estado. Não encontrei números mais recentes mas, de acordo com o DN, "O Estado, segundo o Boletim de Execução Orçamental de Dezembro de 2003, arrecadou cerca de 1220 milhões de euros com a venda de cigarros. Ou seja, dos 1593 milhões de euros envolvidos, 76,5% foram parar aos cofres públicos."
Se o estado quer ser tão radical e proibir de fumar em todo o lado porque é que não assume a completamente essa posição e pura e simplesmente proíbe o tabaco?
Se faz assim tão mal que se tem de proibir em todo o lado porque não o proibir de vez?
Os fundamentalismos e a hipocrisia são uma cretinice.
P.S. Explicação para quem estranhar o Alberto João nos tags: Não podia deixar de meter o nome dele num post sobre cretinice.Etiquetas: Alberto João Jardim, ambiente, cigarros, fumar, roubo, saude, tabaco, vida |