Portugal Diário:
Numa aldeia do concelho de Mirandela, miúdos com «três, quatro anos» são incentivados a fumar, em nome da tradição da Festa dos Reis. Criança fumou 23 cigarros em dois dias
Há tradições da Festa dos Reis no nordeste de Portugal antigas, mas nenhuma tão polémica como a que se celebra na freguesia de Vale de Salgueiro, concelho de Mirandela, onde o tabaco deixa de ser um exclusivo dos adultos e é dado às crianças. «Nos dias 5 e 6, todas as crianças estão autorizadas a fumar», explica o sítio na Internet da junta de freguesia local, na secção Festas e Romarias, em que são explicadas as tradições locais. Uma criança de oito anos disse ao jornal Público ter fumado «23 cigarros em dois dias», seguindo um hábito que se prolonga há várias gerações na aldeia. «Hoje todos fumamos mas depois da festa acabou», disse ao jornal Gonçalo Santos. Segundo o diário, este costume não sofre qualquer contestação por parte dos adultos e é para alguns uma marca de «orgulho». «Isto vem de tempos antigos e é um orgulho ver a garotada a dar seguimento à tradição», disse ao Público José Ferreira, de 73 anos, que garantiu ter dado dois cigarros à neta de oito anos. «Mete graça vê-los ali de cigarro na mão a chupar». A rádio TSF relata que há crianças de «três, quatro anos» a quem são dados os primeiros cigarros, um uso que se repete a cada Festa dos Reis. Instado a comentar esta situação pela TSF, o director-geral da saúde, Francisco George, disse não ter conhecimento deste caso. TSF Online:
Uma Junta de Freguesia autorizou crianças a fumar por ocasião da Festa dos Reis em Vale de Salgueiro. Algumas crianças desta freguesia de Mirandela confessaram ao jornal Público ter fumado vários cigarros
A Junta de Freguesia de Vale de Salgueiro, no concelho de Mirandela, autorizou as crianças a fumarem entre 5 e 6 de Janeiro, por ocasião da Festa dos Reis, indicou a Junta no site oficial, numa altura em que se encontra em vigor a nova lei do tabaco.
O jornal Público cita mesmo uma criança de oito anos que terá fumado 23 cigarros nestes dois dias, uma vez que todas as crianças acima dos cinco anos estão autorizadas a fumar de acordo com a tradição desta festa.
Uma outra criança, de 11 anos, também citada pelo Público, revelou ter fumado dois cigarros no dia 5, mas disse ter a esperança que o pai lhe oferecesse mais tabaco.
Também citada pelo Público, uma outra criança, esta de dez anos, fumou 10 cigarros, tendo confessado ter tido algumas tonturas, quando experimentou fumar um charuto.
A tradição que autoriza as crianças com mais de cinco anos a fumar por ocasião da Festa dos Reis, em Vale de Salgueiro, tem apoiantes, como um avô que ofereceu um cigarro à sua neta de oito anos e que confessou achar piada a ver crianças de cigarro na mão.
Questionado pela TSF sobre esta tradição, o director-geral de Saúde, Francisco George confessou não ter qualquer informação sobre esta situação.Etiquetas: cigarros, estupido, fumar, portugal, saude, tabaco |
era só p experimentar... :D