aqui cozinha-se
quarta-feira, 21 de janeiro de 2009
bicicletas
Aparentemente, o uso da bicicleta e a promoção desse uso continua a crescer. Vejam-se os seguintes exemplos:

Ecovia que atravessa todo o Algarve está praticamente terminada
21.01.2009 - 14h50 Lusa
A "Ecovia do litoral algarvio", projecto-piloto em Portugal que ligará Sagres a Vila Real de Santo António numa extensão de 214 quilómetros, está praticamente terminada, faltando apenas alguns troços em Lagos e Portimão, disse hoje fonte ligada à obra.

Fonte da Área Metropolitana do Algarve (AMAL), organismo que coordena o projecto Ecovia, explicou que em alguns troços nos concelhos de Lagos e Portimão falta "avançar com o processo de aquisição de terrenos ou expropriação".

Em Novembro, algumas das 16 autarquias algarvias envolvidas na obra estavam em risco de perder financiamentos comunitários se não terminassem as obras até final de 2008. Vila do Bispo, Lagos, Portimão, Silves, Faro e Olhão eram os seis municípios em falta, mas entretanto só Lagos e Portimão se mantêm.

A via amiga do ambiente, que vai pertencer à "Eurovelo 1", uma rota europeia de ciclovias, vai ter uma extensão de 214 quilómetros e estava previsto que fosse inaugurada em Novembro de 2007, mas atrasos vários levaram a AMAL a pedir à União Europeia a prorrogação do prazo das candidaturas até final de 2008, adiamento que foi concedido.

O caminho ecológico, propício às bicicletas e aos caminhantes, mas também a passeios de burro ou cavalo, terá em quase toda a extensão cerca de um 1,80 metros de largura, mas nalguns sítios vai estreitar e ter piso íngreme e sinuoso.

O quilómetro 1 da Ecovia fica marcado no Forte do Farol, em São Vicente (Sagres) e Vila Real de Santo António será a localidade onde termina a via, assinalada no marco com o quilómetro 214.

Orçada em três milhões de euros, a empreitada é co-financiada por fundos nacionais e comunitários, como o Programa Operacional para o Algarve, o Programa Transfronteiriço Interreg e o Programa Investimentos Públicos de Interesse Turístico para o Algarve (PIPITAL).

A Lusa visitou alguns dos troços já concluídos. Restos das pedreiras da região e outros inertes e madeiras foram matérias-primas utilizadas para construir de raiz alguns pedaços da via, que terá cerca de 21 pontes e passadiços previstos ao longo dos 214 quilómetros.

Estradas secundárias e caminhos rurais abandonados ou desactivados estão a ser recuperados e as linhas de água limpas de entulho, porque a "Ecovia" não é apenas uma viagem ecológica pelo litoral algarvio, mas também uma descoberta dos campos de golfe, bosques, centros de cidades agitadas e praias.




E ainda isto, na estação de Algés:

hmmm, pera lá... esta ultima não é bem de promoção... bem, deixa lá isso. Eu depois mando fotos de quando usar a ciclovia. :D

Etiquetas: , , , , , , , , ,

posted by rph @ 15:13   1 comments
terça-feira, 20 de janeiro de 2009
vacas



quem terá sido o charolês que pensou nisto?

Fotos tiradas na praça de Espanha.

Etiquetas: , ,

posted by rph @ 11:38   0 comments
sexta-feira, 16 de janeiro de 2009
pub
não tenho por hábito fazer publicidade a blogs por aqui, mas este vale a pena:


Etiquetas: , , , ,

posted by rph @ 15:13   0 comments
leia-se da direita para a esquerda
acerca dos comentários no post abaixo.

Etiquetas: , , , , ,

posted by rph @ 12:10   0 comments
boltastes!
demorou-me 5 minutos a voltar a encher a dispensa (ali ao lado ->) e a colocar a imagem ali de cima ( î ) de novo online. Ainda assim, estive quase 4 meses para o fazer. :)

Etiquetas: , ,

posted by rph @ 00:10   2 comments
quinta-feira, 15 de janeiro de 2009
ontem
...ia acabando do outro lado da estrada só porque estava a tirar fotos enquanto conduzia.

Etiquetas: , , , ,

posted by rph @ 12:54   0 comments
quarta-feira, 7 de janeiro de 2009
maçã*
* ou apple, versão moviflor

Etiquetas: , , , ,

posted by rph @ 19:16   0 comments
segunda-feira, 5 de janeiro de 2009
(in)eficiência energética ao limite
A confirmação prática de que uma lâmpada incandescente gasta mais do que uma fluorescente... incluindo desligada/fundida. (?!)



Etiquetas: , , , , , , ,

posted by rph @ 19:39   0 comments
 
Outros tascos
Only For People
dispensa
Não Fumando
Previous Posts
Archives
my flickr.com
my del.icio.us tags
Powered by

Isnaini Dot Com
BLOGGER
IBSN